Monday, January 14, 2008

Partilha

Porque o essencial,partilha-se...



"Que eu chegue a ti, Senhor,
por um caminho seguro e recto, caminho que não se desvie entre prosperidades ou adversidades, de tal forma que eu te dê graças nas horas prósperas e nas adversas conserve a paciência, não me deixando exaltar pelas primeiras, nem abater-me pelas outras.

Que nada me alegre ou entristeça, excepto o que me conduz a ti ou de ti me separa.
Que eu não deseje agradar ou não receie desagradar a ninguém senão a ti...e que tudo o que te diz respeito me seja caro, mas tu, meu Deus, mais do que o resto.

Qualquer alegria em ti me seja agradável, e insuportável aquilo em que estiveres ausente.
Concede-me a graça de erguer continuamente o coração a ti, e quando eu cair, reconhecer meu erro.

Torna-me, Senhor meu Deus,
obediente, pobre e casto,
paciente sem reclamação,
humilde sem fingimento
alegre sem dissipação,
triste sem abatimento,
reservado sem rigidez
activo sem leviandade,
animado pelo temor sem desânimo,
sincero sem duplicidade,
fazendo o bem sem presunção,
corrigindo o próximo sem altivez,
edificando-o com palavras e exemplos sem falsidade.

Dá-me, Senhor meu Deus,
um coração vigilante que nenhum pensamento curioso arraste para longe de ti; coração nobre que nenhuma adversidade abale; coração livre que nenhuma paixão subjugue.
Concede-me,
Senhor, meu Deus,
uma inteligência que te conheça,
uma angústia que te procure,
uma sabedoria que te encontre,
uma vida que te agrade,
uma perseverança que te espere com confiança e uma confiança que te possua, enfim!"


Tomás de Aquino

No comments: